PALHETAS STEUR
CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA
Sua Origem
Na Alemanha, perto do Lago Constance, no final da década de 1940, um fabricante de palhetas, Gebhart Steuer, contratou os serviços de Honorat Donati, um produtor de cana musical.
Esta cana, Arundo donax, conhecida por suas excepcionais qualidades vibratórias, cresce ao longo das margens do Mediterrâneo, na região de Var, na França.
A família Donati em Carqueiranne conhece todos os segredos da produção de palhetas finas. Simultaneamente frágil, flexível e forte (entorta, mas não quebra), esta longa haste, a partir da qual serão produzidas as delicadas palhetas musicais, requer muitos cuidados.

O Cultivo
Um caule de cana é uma coisa viva. Tal como acontece com a criança, o seu desenvolvimento deve ser vigiado com cuidado próximo e constante, pois, cada uma de nossas canas são cultivadas com Paixão.
Só uma madeira adaptável, que teve a oportunidade de se curvar e desenvolver os seus “músculos” ao sabor do vento durante longos meses, poderá proporcionar esta combinação de flexibilidade e robustez, essencial às exigências do Artista.
É assim que a palheta tem o poder de atender às necessidades do músico.
Conseguindo amplificar o estado de espírito do artista ao tocar: sua emoção, sua sensibilidade. Afinal, cada artista tem uma sonoridade diferente.

O Resultado
Depois desse contato inicial, tantos anos atrás, muitas outras viagens à região do Var aconteceram para visitar a empresa Steuer, adquirida por Hans e Dorothe Gillhaus em 1997.
Algumas décadas depois, em 2011, foi um passo natural para a Steuer mudar suas operações para Carqueiranne, no Var, perto das plantações de juncos musicais.
É aqui que a Steuer continua a criar e produzir palhetas com os mais altos padrões, tão essenciais para os músicos, mantendo a tradição de excelência que forjou sua reputação.


Palhetas para clarinete e saxofone para
TODOS OS ESTILOS E GOSTOS
O sucesso das palhetas Steuer resulta de uma sutil mistura de know-how, rigorosos métodos de trabalho e experiência, tudo impulsionado por uma tremenda fonte de energia: a paixão.
POR TRÁS DA STEUR REEDS
CONHEÇA os bastidores da fabricação de palhetas


Série
Por trás das Palhetas Steuer
1. Olá, Alexandre! Você pode compartilhar conosco seu papel e responsabilidades na produção de tubos de cana?
Como Especialista nas fases iniciais da produção de tubos de cana, minha principal responsabilidade é transformar os colmos de cana em tubos de alta qualidade. Inspeciono meticulosamente as bengalas em busca de retidão, removo qualquer irregularidade e examino cuidadosamente sua cor. As hastes são primeiro cortadas em tubos usando uma serra circular de grande diâmetro. Os tubos são então medidos em diâmetro e espessura e classificados em categorias: clarinete, clarinete grosso (para palhetas alemãs), saxofone alto, saxofone tenor e saxofone barítono. Em relação ao sax soprano, nesta fase, na verdade, usamos tubos com o mesmo diâmetro dos usados para o saxofone alto. Para o clarinete baixo, também usamos o mesmo diâmetro do saxofone tenor. Estamos trabalhando com um produto semi-acabado nesta fase.
2. Você pode nos contar mais sobre seu processo de seleção da cor e aparência da Cana?
A cor da Cana deve ser amarelo dourado, como um pão bem assado. Às vezes, um tubo enrugado vem da cana que não tem estrutura, indicando baixa densidade. Durante o processo de secagem, as caas podem se contrair ao perder parte de sua umidade. Isso resulta em uma palheta inadequada. Por isso, descartamos qualquer cana com rugas durante o processo de triagem. Por outro lado, pequenas manchas "castanhas" que podem aparecer na cana são totalmente normais e naturais e não afetam em nada a qualidade da palheta.
3. Gostaria de acrescentar algo para nossa comunidade de músicos?
Espero ter fornecido a você alguns insights sobre o processo de seleção de tubos. Cada passo é crucial e nunca comprometemos a qualidade. Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a todos os músicos dedicados da comunidade Steuer por sua lealdade contínua.
Episódio 1


Série
Por trás das Palhetas Steuer
1. Olá, Noemie! Você pode nos contar sobre seu trabalho na Steuer?
Na Steuer, sou responsável por dividir tubos e serrar segmentos de cana. Estes são os estágios iniciais da produção de palhetas. Utilizo tubos de cana já selecionados pelo diâmetro de acordo com o instrumento. Por exemplo, para clarinetes, o diâmetro do tubo está entre 23 e 26,5 mm, para saxofones, o diâmetro é maior que 27 mm.
2. Existem diferenças para os clarinetes alemães e Boehm, bem como para os diferentes saxofones nesta fase?
Sim, já procedemos por subcategorias de instrumentos para clarinetes e saxofones. Por exemplo, modelos de clarinete alemães e palhetas Exclusive requerem uma parede mais espessa do que o modelo Classic para o sistema Boehm. Também distinguimos entre saxofones soprano, alto, tenor e barítono em termos de diâmetro do tubo. Então a Mãe Natureza tem que nos fornece a matéria-prima para produzir essas palhetas. Os tubos de cana são então passados por um divisor de metal com uma lâmina em forma de seta para dividir o tubo em quatro quartos longos. Nesta fase, verifico se os quartos do tubo estão perfeitamente retos. Eu então os cortei em segmentos no comprimento certo e, se tiver sorte, um quarto pode me dar dois ou três segmentos (dois ou três palhetas no final do processo). Por exemplo, para o clarinete Bb, um comprimento de segmento é de 69 mm. Em seguida, vem a operação de tabulação.
3. Gostaria de acrescentar algo para nossa comunidade de músicos?
Não poderíamos estar mais gratos pelo incrível apoio de nossa incrível comunidade de músicos. Obrigado por ser o coração e a alma da nossa jornada. Continue fazendo lindas músicas!
Episódio 2


Série
Por trás das Palhetas Steuer
1. Olá Manon, você pode nos contar sobre sua função e responsabilidades na Steuer?
Eu cuido do processo de tabulação dos segmentos de palheta previamente selecionados. Utilizamos equipamentos especializados para aplainar com precisão o dorso da palheta: trata-se de uma máquina equipada com três discos de lixa de diferentes granulometrias para obter os níveis de planicidade e acabamento desejados. Esta etapa é ainda mais importante porque molda a parte traseira da palheta em contato direto com a boquilha do instrumento e influencia na qualidade do som.
2. Do que você mais gosta no seu trabalho com Tabulação?
O que acho mais gratificante é a oportunidade de contribuir para a modelagem final do dorso da palheta. Também sou responsável por medir a espessura dos segmentos da mesa. Por exemplo, o modelo Classic para clarinete tem uma espessura de 2,80 mm, enquanto o modelo Exclusive tem uma espessura média de 3,15 mm. As palhetas de clarinete baixo atingem uma espessura de 3,30 mm. Os modelos para saxofones barítonos podem atingir uma espessura de 3,90 mm! Essas são considerações técnicas e não quero sobrecarregá-lo com números, mas são parte integrante do meu trabalho diário.
3. Existe alguma mensagem que você gostaria de compartilhar com nossa comunidade de músicos?
Na Steuer, nos esforçamos para fornecer palhetas que permitem que você alcance novas alturas e fico feliz em contribuir no meu nível. À nossa comunidade de músicos, obrigado por nos inspirar com sua paixão!

Episódio 3

Série
Por trás das Palhetas Steuer
1. Olá, Marc! Quais são as etapas do processo de inovação de um novo modelo de palheta?
Antes de tudo, temos que ouvir as demandas e expectativas dos músicos. O feedback e a experiência permitiram-me então desenhar um protótipo inicial de aço, o “padrão”, um molde desenhado com uma precisão de um centésimo de milímetro, que servirá para criar as primeiras palhetas. Estes são enviados para músicos e testados em condições extremas de reprodução. O feedback dos músicos me permitirá ajustar o padrão inicial. Vários outros testes serão então repetidos até que o novo modelo seja finalizado. Uma vez que o modelo atende aos critérios desejados, o padrão de aço é colocado em um forno a mais de 800°C. Este é o estágio de "endurecimento do aço". O molde de aço é o componente central da máquina de bisel. Ele serve como elemento de replicação, garantindo modelagem consistente. Um rolo de medição lerá as dimensões deste gabarito de aço e, por meio de um mecanismo de corte, modelará a palheta com a máxima precisão. Este processo confere-lhe uma grande estabilidade ao longo do tempo. Por exemplo, no total, foram necessários mais de 18 meses para desenvolver o molde do modelo Exclusive. Da mesma forma, os diferentes modelos de saxofone também passaram por uma extensa jornada de refinamento e inovação.
2. Você pode descrever as qualidades das palhetas Exclusive para clarinete?
O Exclusive é cortado do núcleo de uma cana grossa. Com maior densidade de material, produz um som quente, rico em harmônicos. O Exclusive é destinado a músicos profissionais. As qualidades do Exclusive são uma grande pureza de som e projeção muito boa, ataque staccato preciso, flexibilidade nas articulações e uma excelente resposta em todos os registros.
3. Gostaria de acrescentar algo para nossa comunidade de músicos?
A todos os músicos incríveis que nos inspiram, obrigado por fazerem parte da nossa comunidade. Na Steuer, nos esforçamos para fazer o melhor para nossos artistas, combinando o que há de melhor em inovação e habilidade. Temos a honra de desempenhar um pequeno papel em ajudá-lo a ressoar com o mundo!

Episódio 4

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Por trás das Palhetas Steuer
1. Olá Thierry! Você pode compartilhar conosco sua função e responsabilidades na Steuer?
Como músico profissional e consultor musical na Steuer, parte do meu trabalho é testar palhetas de amostra antes de iniciar o processo de chanfro em uma escala maior. Certifico-me de que as palhetas tenham as propriedades musicais desejadas e a força certa. Também tenho a oportunidade de conhecer e interagir com músicos representando Steuer em eventos musicais (feiras, shows, festivais).
2. Você pode nos contar mais sobre o processo de teste de palheta e sua importância no controle de qualidade geral?
Uma vez chanfradas as primeiras palhetas, é fundamental avaliar suas características antes de finalizar a produção. Apesar de termos máquinas extremamente precisas trabalhando ao centésimo de milímetro, minha validação é uma garantia adicional de que as palhetas atendem aos critérios de qualidade desejados: projeção, timbre, comportamento em todos os registros, validação de força. Tudo isso sendo observado para manter a rastreabilidade.
3. Como músico profissional, como sua experiência contribui para o processo de teste?
Ser um músico profissional me permite ter uma compreensão profunda das nuances musicais e expectativas de performance. Sou capaz de avaliar palhetas não só do ponto de vista técnico, mas também do ponto de vista artístico. Isso fornece feedback valioso para a oficina e nos ajuda a manter os altos padrões de fabricação que os músicos esperam das palhetas Steuer.
4. Além de testar palhetas, você também representa Steuer em eventos e interage com os músicos. Você pode nos contar mais sobre esse aspecto de sua função?
Representar Steuer em vários eventos e conhecer outros músicos é uma parte emocionante do meu trabalho! Isso me permite entrar em contato com nossa comunidade, apresentar os novos produtos da marca, entender suas necessidades e coletar informações valiosas. Seja em feiras, festivais ou outros encontros musicais, sempre tenho grande prazer em tirar dúvidas e estreitar relacionamentos com músicos do mundo todo.
5. Existe alguma mensagem em particular que você gostaria de compartilhar com nossa comunidade de músicos?
A todos os músicos apaixonados, obrigado por nos inspirarem com seu talento e comprometimento. Seu feedback e apoio são inestimáveis. Eu também ficaria feliz em conhecê-lo em eventos futuros!

Episódio 5

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Por trás das Palhetas Steuer
1. Olá Sandrine, você pode nos contar sobre sua função e responsabilidades na Steuer?
Como especialista nas etapas finais da produção de palhetas na Steuer, concentro-me principalmente nas etapas finais do processo de fabricação. Isso inclui medir a resistência da palheta, gravá-la e garantir que ela esteja devidamente protegida antes de ser encaixotada.
2. Qual é a operação de gravação?
A operação de gravação ocorre após a etapa de medição de força. Uma vez classificadas as palhetas por força (de 1 a 5, por meia força), utilizo uma máquina a laser para gravar diferentes informações na casca da palheta: o modelo, sua força, o logotipo "Steuer" e a origem "Feito na França". As palhetas são então verificadas uma última vez e protegidas individualmente. Por razões ecológicas, usamos apenas protetores de papelão especialmente projetados para a Steuer porque proibimos o uso de plástico. Uma pequena fenda na parte superior do protetor permite que a palheta deslize sem exercer qualquer pressão sobre o papelão. A palheta fica assim muito bem protegida e pode ser encaixotada. A gravação de uma palheta é como uma validação, um selo gravado no material que declara: "a palheta está pronta para tocar". A palheta logo acompanhará um músico Steuer, em qualquer lugar do mundo. O artista e a palheta podem agora entregar todo o seu potencial.
3. Existe alguma mensagem em particular que você gostaria de compartilhar com nossa comunidade de músicos?
Da medição de forças à gravação e embalagem, atribuo grande importância à execução de cada etapa com o máximo cuidado. A todos os nossos talentosos músicos, sejam eles amadores ou profissionais, iniciantes ou experientes, obrigado por serem o motor do nosso trabalho e por nos incentivarem a dar sempre o melhor!

Episódio 6

Palhetas para clarinete e saxofone para
TODOS OS ESTILOS E GOSTOS
O sucesso das palhetas Steuer resulta de uma sutil mistura de know-how, rigorosos métodos de trabalho e experiência, tudo impulsionado por uma tremenda fonte de energia: a paixão.